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Existem muitos obstáculos no caminho daqueles que possuem uma visão empreendedora: Concorrência, alta carga tributária, dificuldade para obter mão de obra e obtenção ao crédito dentre outros. Entretanto, essas podem variar de acordo com o empreendimento em questão. Microempreendedores possuem desafios diferentes de microempresários, que por sua vez, passam por dificuldades diferentes de médios empresários.
Por esta razão, decidi falar de inimigos internos comuns aos três grupos citados que quando combatidos, permitem ao empresário transpor diversos obstáculos externos, conseguindo assim sucesso em seu empreendimento. Mas, infelizmente, são constantemente desconsiderados.
Inimigos internos dos empresários
1- Mau gerenciamento de tempo e desorganização
Um dos recursos mais importantes para o empreendedor é o tempo. Afinal, fazer uma empresa crescer exige um bom planejamento, dedicação e pesquisa. Por isso, dois perfis de comportamento devem ser evitados:
Perfil Circunstancial: Comportamento no estilo ‘deixe a vida me levar’. Não existe um planejamento sólido de ações, visando resultados específicos. Apenas vai-se levando o negócio, fazendo o ‘possível’. Este indivíduo é escravo do destino, vive o que surge, e não é proativo em busca de algo melhor.
Perfil Urgente: Comportamento no estilo ‘Super-Homem’. Urgências são resolvidas e ‘incêndios’ apagados. Resolver problemas faz parte da rotina, e já é encarado como normal. Raramente sobra tempo para planejamento estratégico. Geralmente andam estressados.
2) Não buscar aprimoramento pessoal e profissional
SER – FAZER – TER
Uma coisa puxa a outra: SER um profissional proativo, estudioso, dinâmico e motivado, lhe levará a FAZER uma série de ações bem direcionadas. Assim, conseguirá TER diversas recompensas como resultados do aprimoramento pessoal que pode ser um negócio rentável, reconhecimento profissional, etc.
Citei acima 4 qualidades importantes para qualquer empreendedor, mas pergunte-se quais são as qualidades que você precisa cultivar. Quem você precisa Ser para alcançar os objetivos que traçou para o seu negócio?
É importante ressaltar que somos seres de hábito e facilmente entramos em zonas de conforto. Nosso cérebro reforçou por anos ligações sinápticas que induzem a repetição de ações, o que torna mais difícil a criação de novos comportamentos.
Mas isso é plenamente possível de ser superado. O cérebro sabe como criar novas conexões, mas para isso, precisamos expandir a zona de conforto. Isso é importante, pois o mundo está em constante mudança, e precisamos estar em constante evolução para entregar uma versão melhorada de nós mesmos, a cada dia.
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje” – Kaisen, filosofia japonesa.
3) Vitimização
A mentalidade de vítima faz com que você pense que não pode, ou não consegue fazer as mudanças que deseja por causa de fatores externos. A pessoa sente que a vida é injusta, que tem justificativas para não ser bem sucedido e que tem pouca sorte.
Alguns desses vivem reclamando, e são especialistas em encontrar culpados, inclusive por problemas pessoais. Culpam seus funcionários, o mercado que está em baixa, os clientes que estão muito exigentes, a carga tributária. Queixam-se com amigos, colegas, funcionários, esposa, marido, enfim, com todos.
Frases comuns: “As coisas nunca dão certo pra mim”; “Minha família me atrapalha”; “A carga tributária é muito alta”; “Estou muito velho pra isso”; “Nasci assim, não consigo agir diferente”; “As pessoas não reconhecem o valor do meu trabalho”; “Meus funcionários não colaboram”; e por ai vai. São muitas as variações, mas levam sempre ao mesmo ponto: “Não consigo porque algo me impede e não posso fazer nada a respeito”.
É importante lembrar que é bem comum que pessoas vitimizem-se, em maior ou menor grau, em diversos períodos da vida. Mas trazer isso a atenção nos ajuda a evitar esse vício tão comum, que é um grande inimigo da alta performance.
4) Metas mal formuladas e planejamento deficiente
Esse é um dos passos mais importantes para os empreendedores e menos utilizados por eles. Traçar metas e elaborar um plano de ação para alcançá-la é essencial.
Para atingir objetivos de maneira assertiva, é importante que suas metas sejam pautadas em 5 pilares. Preencher esses pilares é similar a montar um quebra-cabeça de sua meta.
Sua meta precisa ser:
- Específica
- Mensurável
- Alcançável
- Relevante
- Realista e temporal.
Siga esses pilares quando definir uma meta, e será um empresário de sucesso!
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