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Você teve uma boa ideia. Ou melhor, você teve uma grande ideia. Agora deseja torná-la real. Nesse mesmo tempo, você se apercebe que não alcançou outras metas anteriormente traçadas. O que deu errado? Porque falhamos ao tentar alcançar boas metas? Como definir metas que realmente aconteçam?
Aprenda a definir metas
Gosto de um método de 7 passos, que raramente falha. E se falhar, poderá retirar dele um aprendizado e aplicar o método novamente. Sugiro que faça por escrito. Vamos lá?
Os 5 primeiros passos estão relacionados à estrutura de uma meta smart que precisa ser:
- Específica
- Mensurável
- Alcançável
- Relevante
- Temporal
Vamos falar sobre esses cinco primeiros itens.
Específica: Suponha que seu desejo fosse comprar um carro. Provavelmente você imaginaria a marca, o estilo, a cor, o valor aproximado, etc. Faça o mesmo com a sua meta. Detalhe de maneira pormenorizada como será a sua meta quando alcança-la.
Você poderá imaginar um filme do dia em que você alcançar a meta. O que você observa neste filme? O que está acontecendo? Preste atenção aos detalhes.
Liste pelo menos cinco detalhes relevantes, veja um exemplo:
- Aumentar o faturamento em 30%
- Elevar a lucratividade em 10%
- Expandir o quadro de funcionários de 18 para 22 pessoas
- Ampliar a recepção em 5m²
- Criar um ambiente agradável para os clientes com: café, revistas e uma TV.
Mensurável: Precisamos avaliar o progresso rumo à meta para saber quanto falta para chegar ao resultado esperado. Então, pergunte-se: Quais são os recursos necessários para alcançá-la? Quais serão os indicadores de proximidade?
Exemplo: Preciso de R$ 30.000,00 para fazer os investimentos. Perceberei que estou me aproximando da meta se meu faturamento aumentar 15% em 6 meses, além de ter juntado R$ 15.000,00 neste mesmo período. Preciso também manter as planilhas sempre atualizadas.
Alcançável: Sua meta é algo possível, de acordo com os recursos que serão utilizados? Nesse caso, quais os passos que precisa dar para alcançá-la?
Esse item envolve tarefas que podem ser:
- Abrir conta poupança para juntar recursos financeiros
- Realizar pesquisas de mercado e intensificar o setor pós-venda
- Solicitar orçamentos de pelo menos 5 construtoras
- Comprar equipamentos para sala de espera dos clientes
Relevante: Porque essa meta é importante para você? O que ela lhe trará de bom? Escolha algo que forneça a você sentimentos de realização. Além disso, porque esta meta é importante para a empresa? Por que será importante para os meus colaboradores?
As respostas podem ser:
- Será importante para a empresa possuir maior estabilidade.
- Aumentarei meus recursos financeiros e terei mais tempo livre, para passar com minha família.
- Poderei também oferecer alguns benefícios extras aos meus colaboradores.
Temporal: Roma não foi construída em um só dia. Sua meta também não será. Planejar uma data para atingir o objetivo é fundamental, mesmo que esta data seja alterada posteriormente. Mas faça o seu melhor para cumpri-la dentro do prazo.
Exemplo: “Atingirei essa meta em 8 meses, no dia 19 de agosto de 2017.”
Até aqui já falamos sobre cinco passos. Faltam apenas dois!
Linha do tempo: Pegue uma folha de papel, faça uma linha horizontal e demarque-a com duas datas: a atual, no início da linha e a data do alcance de sua meta, na outra extremidade. A partir daí, estabeleça submetas em datas intermediárias com tarefas específicas a serem cumpridas.
Avalie o planejamento, e se estiver tudo certo transfira os dados para uma planilha, ou use o 5w2h, disponível na sessão Downloads.
Congruência: Por sermos seres complexos, estabelecemos objetivos que às vezes não desejamos. Isso acontece com bastante frequência. A psicologia aborda esta questão, intitulada como autossabotagem.
Portanto, para se certificar de que sua meta seja congruente ou adequada aos seus objetivos, pergunte-se:
- Se existisse uma vantagem em desistir, qual seria?
- Que benefício eu teria de manter as coisas como estão?
- O que posso fazer para satisfazer essa questão sem desistir do meu objetivo?
A princípio, é provável que não pense em nada. Mas sugiro que insista um pouco nessa questão, pois todas as pessoas se sabotam, em maior ou menor grau em diversos aspectos de sua vida.
Dica final: escrever suas metas e seguir os itens da meta smart aumenta em muito a probabilidade de alcançá-la. Pessoas de sucesso sempre escrevem suas metas. Uma pesquisa realizada em Harvard entre 1979 e 1989 constatou que apenas 3% dos formandos tinham planos e metas escritos. Dez anos depois foi verificado que esses 3% estavam ganhando dez vezes mais que os outros 97% juntos. (Extraído do livro “Metas” de Brian Tracy). Então, anote-as!
Veja o que disse Vicente Falconi – um dos maiores consultores do país – sobre metas.
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Forte abraço e boas metas!
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O meu problema era colocar muita informação nas metas e não conseguia concluir nem 2 etapas. Mas, quando passei a ser simples, ter poucas informações, passei a concluir cada etapa.
Outro ponto que me ajudou muito foi mensura cada etapa. Saber que estou progredindo isso me motiva.
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Que bom, Adailton! O mais importante é encontrar o seu jeito de colocar em prática. Abraço!