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É verdade que o planejamento é o início para qualquer empreendimento de sucesso. Planejar-se bem o ajudará colocar em ordem todas as ideias que você tem para seu negócio e alcançar os resultados esperados. Mas como fazer um plano de negócios de modo simples e rápido? O nome da ferramenta que vai tornar isso possível é o Canvas!
Mas o que é Canvas, como utilizá-lo e aplicá-lo ao seu negócio? E ainda, onde encontrar um modelo do Canvas para baixar gratuitamente? Não deixe de conferir aqui neste artigo!
O que é o Canvas?
O Canvas Business Model (BMC), ou Modelo Canvas de Negócio, foi proposto por Alexander Osterwalder em seu livro Business Model Generation, em 2009. Este livro é um manual prático para elaboração de planejamentos empresariais e popularizou-se rapidamente.
O Canvas consiste em um mapa dividido em 9 blocos. Cada um desses blocos corresponde a um ponto chave do seu negócio.
Por que é importante para a sua empresa?
De acordo com o Sebrae, umas das principais causas de mortalidade das empresas é a falta de planejamento.
- Estima-se que 27% das empresas fecham as portas antes de completar um ano;
- Em alguns estados, um número superior a 40% fecha as portas em até dois anos.
Prefere estar dentro ou fora dessas estatísticas? Nesse momento, alguns pensam:

Bem, independentemente do tempo de atuação de sua empresa no mercado, o Canvas tem auxiliado bastante as empresas maduras a atualizar seu planejamento, pois evita:
- Estagnação
- Urgências
Qual a porcentagem de crescimento da sua empresa nos últimos 3 anos? Quanto ela poderia ter crescido se o tempo fosse empregado em inovação e não em incêndios?
O Canvas facilita a:
- Visualização simplificada do seu negócio;
- Participação de colaboradores em decisões estratégicas;
- Criação de negócios inovadores e competitivos;
- Economia de tempo e recursos.
Além disso, o Canvas foi criado por 470 profissionais estrategistas de 45 países! Acho que eles sabem alguma coisa sobre o assunto… =]
“Destinado a quem se propõem a criar negócios e pessoas em permanente busca de algo mais no mundo empresarial”. – Marcelo Chamma, Diretor da Votorantin Cimentos.
É importante lembrar que o Canvas não substitui totalmente o Plano de Negócios, mas oferece agilidade e flexibilidade para o dia-a-dia. E isso é de suma importância, afinal “nenhum plano de negócios resiste ao primeiro contato com o mercado”.
“Nenhum plano de negócios resiste ao primeiro contato com o mercado”. – Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício, Acadêmico.
Como fazer um plano de negócios com o Canvas?
Se deseja modelar seu próprio Canvas para o seu negócio, este artigo é para você. Observe o mapa enumerado na figura. Ele apresenta a ordem de preenchimento do Canvas e o que está incluído em cada bloco.
1. Segmentos de Clientes
Qual é o público que deseja atender? É importante que possua uma proposta de valor exclusiva para atendê-los. A escolha de um nicho de mercado tem se mostrado muito rentável. Exemplos:
- Microempresários;
- Concurseiros;
- Amantes de automobilismo;
- Mulheres em cargos de liderança.
No entanto, ter um nicho não é uma exigência. Os segmentos de cliente podem ser: mercado de massa, múltiplos segmentos, mercados multilaterais, etc.
2. Propostas de Valor
São os produtos e serviços que criam a percepção de valor no segmento de clientes escolhido. A proposta de valor é o motivo pelo qual os clientes escolhem uma empresa ou outra. Cada proposta de valor é um pacote específico de benefícios que supre as exigências do segmento de clientes específicos.
- Causar essa percepção de valor é possível quando respondemos às perguntas:
- Quais problemas resolveremos?
- Como resolveremos os problemas dele?
- Que necessidade satisfaremos?
- Que benefício diferencial iremos oferecer?
- Como podemos nos tornar um analgésico para as suas dores de cabeça?
Propostas de valor possíveis
- Ex.: iPad
- Ex.: Dell Vostro i7, MacBook Pro
- Personalização. Ex.: Nespresso
- Fazer o que deve ser feito. Ex.: Consultorias, Terceirizações
- Ex.: Peugeot
- Preço. Ex.: Casas Bahia
- Redução de custo. Ex.: WhatsApp
- Redução de Risco. Ex.: Antivírus para PCs, Serviços de TI
- Ex.: Decolar.com
- Conveniência. Ex.: iTunes, Kindle
3. Canais
Envolvem os meios a serem utilizados para comunicar sua proposta de valor, distribuí-la e vendê-la ao seu público. Então, reflita:
- Como vamos chegar até nossos clientes?
- Como eles preferem ser contatados?
- Quais os melhores meios?
- Como poderíamos contatá-los agora?
- Estes canais estão ligados à rotina dos meus clientes?
- Quais possuem o melhor custo-benefício?
Fases do canal:
- Conscientização (Como iremos aumentar sua conscientização sobre nossos produtos e serviços?)
- Avaliação (Como iremos ajudá-los a avaliar nossa proposta do valor?)
- Compra (Como eles comprarão nossos produtos e serviços?)
- Entrega (Como entregaremos nossa proposta de valor?)
- Pós-venda (Que tipo de suporte daremos?)
4. Relacionamento com clientes
Este bloco desenha o tipo de relacionamento que conquistaremos, estabeleceremos e manteremos com nossos clientes. Então, considere as seguintes perguntas:
- Que tipo de relacionamento já possuímos?
- Como iremos melhorar sua experiência conosco?
- Como ele espera que seja este relacionamento?
- Como podemos surpreendê-lo?
Exemplos de relacionamento com o cliente
- Assistência pessoal. Ex.: Call Center
- Assistência pessoal dedicada. Ex.: Coaching, Gerente de banco Uniclass
- Self Service. Ex.: Wix, Bom Negócio
- Serviços Automatizados. Ex.: Sugestões de filmes do Netflix (com base no seu perfil)
- Comunidades. Ex.: Comunidades virtuais do WordPress
- Co-criação. Ex.: YouTube
5. Fontes de Receita
É a proposta de valor oferecida com sucesso ao segmento de clientes. Envolve gerar valor com um preço que os clientes estejam dispostos a pagar. Pergunte-se:
- Por quais valores eles estão dispostos a pagar?
- Pelo que eles pagam atualmente?
- Como preferem pagar?
- Como é a relação entre valor percebido X preço cobrado?
Formas de gerar receitas
- Venda. Ex.: Produtos diversos
- Taxa de uso. Ex.: Hotéis
- Taxa de assinatura. Ex.: Netflix
- Empréstimos/Aluguéis/Leasing. Ex.: Localiza
- Licenciamento. Ex.: Microsoft Office
- Taxa de corretagem. Ex.: Cartões de Crédito
- Anúncios. Ex.: Google
6. Recursos chave
São os recursos mais importantes para:
- Oferecer e entregar nossa proposta de valor?
- Fazer a ‘entrega’ pelos canais de distribuição?
- Fazer o relacionamento com o cliente?
- Gerar receita?
Veja alguns exemplos de recursos
- Físicos
- Intelectuais. Ex.: Patentes da Microsoft
- Humanos. Ex.: Representantes da Bayer
- Financeiros
7. Atividades chave
Envolvem todas as atividades que sua empresa precisa executar bem. Para defini-las, reflita:
- Quais atividades precisamos executar bem para fazer nosso modelo de negócios funcionar?
- Que atividades nossa proposta de valor, canais, fontes de receita e relacionamento requerem?
- Prospecção
- Produção de conteúdo
- Eventos
- Manutenção de plataforma/site
8. Parceiros chave
Mostram a rede dos principais fornecedores e parceiros que trazem atividades e recursos externos. Essas alianças otimizam seu modelo de negócios, reduzem riscos e fornecem recursos.
- Quais são nossas principais parcerias?
- Que atividades estes executam?
- Quais recursos principais estamos adquirindo destes?
- Que atividades-chaves eles executam?
9. Estrutura de Custos
- Descrevem todos os custos envolvidos na operação do modelo de negócios.
- Quais são os custos mais importantes em nosso modelo de negócios?
- Quais recursos principais são os mais caros?
- Quais atividades-chave são as mais caras?
Vamos ver como fazer um plano de negócios com o Canvas de negócios na prática?
Modelo Canvas de Negócio do Dropbox
Agora que já aprendeu como fazer um plano de negócios para sua empresa, mãos à obra! Baixe o mapa Canvas na lista abaixo e, se desejar, poderá ampliá-lo para o formato A3. Topa o desafio? Então, para começar, reúna o seguinte material necessário:
- Mapa de Canvas
- Post-it (Recomendável)
- Lápis ou caneta
Ao traçar metas relevantes e factíveis para o seu negócio, tenha em vista prazos de 3, 6 e 12 meses. Utilize o Canvas para inovar na implementação de novas estratégias para atingir as metas traçadas. Aproveite e aprenda um pouco mais no artigo Como estabelecer boas metas em 7 passos simples!
Espero que este artigo tenha sido útil para você. Desejo que não penas tenha achado interessante, mas que implemente a ferramenta fornecida. Forte abraço!
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Os artigos postados são de grande importância para o dia a dia do empreendedor. Com conteúdos selecionados de uma forma inteligente, criando curiosidade de ler todo artigo, até o final. Recomendo para todos que não conhecem!!
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Que bom que gostou, Alan! Obrigado pelo seu comentário! Continuarei a postar artigos relevantes para empreendedores! Grande abraço!!
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Interessante.