5 maneiras práticas de usar bem o seu tempo

Tempo de leitura: 3 minutos

Tempo é um dos recursos mais importantes que existe, senão o mais importante. É impossível recuperá-lo quando o perdemos. Muitos amariam que o dia tivesse algumas horas a mais. Mesmo assim, uma boa parte das pessoas continuaria sem tempo. Isso se dá porque o grande segredo nesta questão é saber aproveitá-lo de forma inteligente.

Empregar bem o tempo é sinal de boa autoestima. Afinal, tempo é vida, e desperdiçar tempo significa desperdiçar esse bem valioso. Muitos conseguiram encontrar mais tempo no seu dia-a-dia por evitar 5 sabotadores da boa gestão do tempo.  Quer saber quais são? Neste artigo vou identificá-los e ajudar você a não deixar que atrapalhe seu tempo.

1. Não saber claramente porque deseja ter mais tempo.

Analise:

  • Por que desejo ter mais tempo?
  • Em que atividade desejo investir meu tempo?
  • Quais são as coisas importantes que possuo na vida, mas que tenho investido pouco tempo?’

Lembre-se de algumas esferas de sua vida que exigem atenção como:

  • Saúde
  • Família
  • Relacionamentos

Pense naqueles valores que lhe são relevantes. Investir tempo neles ajudará você a sentir que esta priorizando áreas importantes da vida e obterá energia renovada para retomar suas atividades.

2. Repetir o famoso clichê: ‘Estou sem tempo’

E principalmente, repetir isso a si mesmo, ainda que mentalmente. Embora nem sempre possamos escolher o que ouvimos, somos plenamente responsáveis pelo que dizemos a nós mesmos e pelo conceito que criamos a nosso respeito. Seu cérebro cria o padrão de realidade que você dá para ele.

Portanto, crie novas ‘verdades’. Ao invés de dizer ‘não tenho tempo’, crie conceitos, como: ‘Vou me programar para isso’, ou ‘Arranjarei tempo para isto’. Lembre-se que todos os grandes feitos começaram com uma ideia.

3. Excesso de atividades

Encher o dia com muitas delas dão a muitos a sensação de que estão sendo hiper-produtivos. Entretanto, essa rotina não raro causa males físicos e emocionais, como estresse e estafa, principalmente porque surgem imprevistos e urgências. Procure deixar espaços, ‘planejando’ urgências e imprevistos que eventualmente possam surgir.

Acredito que a verdadeira produtividade trabalha em prol de:

  • Arrumar mais tempo para você
  • Repensar seu negócio e sua estratégia de marketing
  • Tempo pra cuidar se si mesmo.

Pergunte-se: Se minha saúde estiver mal, quem cuidará de meu negócio? Adiantou me sobrecarregar tanto?

4. Gastar muito tempo em atividades improdutivas

Tempo demais em redes sociais, televisão, mensagens te texto e qualquer outra atividade que não traga benefícios a médio e longo prazo. Se você utiliza um total de 1h30min das atividades descritas acima por dia, ao fim de um ano teria gasto 547 horas! Essa carga horária é superior a algumas pós-graduações!

Isso não significa que você não possa se envolver nestas atividades. Apenas cuide para não gastar em demasia tempo nelas.

5. Aproveitar o tempo ocioso

Como assim? Bem, até mesmo quando não se está fazendo nada se pode aproveitar o tempo. Está no trânsito? Que tal ouvir um podcast voltado à sua área? Que tal ouvir documentários que ampliem sua cultura geral?

Talvez descubra uma coisa simples, que se aplicada poderá gerar bons resultados, ou até mesmo mais tempo. Ampliar seus conhecimentos gerais será útil para desenvolver boas conversas com possíveis clientes.

Espero que tenha gostado das dicas. Gostaria de saber sua opinião: Que dica daria para um melhor aproveitamento do tempo? Aproveite para assinar nossa Newsletter.

7 Erros Cometidos por Microempresários

Descubra quais são os 7 Erros Cometidos por Microempresários, que diminuem o potencial de crescimento da empresa. Conheça 7 possíveis soluções. Guia Gratuito.>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *